Regulamento

Com o objetivo de despertar nas pessoas o interesse pela prática esportiva através da corrida a pé, todos os nossos eventos são abertos para qualquer pessoa, desde que de acordo com este regulamento. Nossa missão sempre será de levar o esporte ao alcance de todos criando um ambiente de interação entre atletas amadores e profissionais.
O "Circuito 2017 Esquenta de Corridas" contará com 10 etapas neste na temporada 2017/18, sendo realizada em Curitiba nos Principais Parques ou em Cidades da Região Metropolitana nas seguintes datas:


12/abr QUARTA
18/mai QUINTA
13/jul   QUINTA
16/ago QUARTA
14/set QUINTA
18/out QUARTA
16/nov QUINTA
13/dez QUARTA
18/jan  QUINTA



SUMÁRIO:
1 | A Prova
2 | Estrutura Geral
3 | Inscrições
4 | Modalidades e Categorias
5 | Kit Atleta
6 | Percurso
7 | Cronometragem
8 | Premiação
9 | Ranking
10 | Disposições Gerais

1. A Prova

1.1 – É uma competição pedestre, disputada por pessoas denominadas como atletas que percorre ruas e calçadas dos locais de prova, sempre apresentando variações em sua altimetria e ao mesmo tempo belezas naturais.
1.2 - Esta prova obedece às normas gerais de Corridas de Rua da CBAT, sendo homologada e registrada pela Federação Paranaense de Atletismo.
1.3 – As modalidades disponíveis são 2,5 km, 5 km e 10 Km;
1.4 - A largada obedecerá à hora oficial de Brasília e será feitas a partir das 20h30 5km masculino e num intervalo de nó máximo 3 min 5 km feminino e após outro intervalo 10 km e 2,5 km.
1.5 – A corrida terá duração máxima de 1h30, sendo a área da linha de chegada e seus equipamentos/serviços desligados/desativados após esse período. O Atleta que não estiver dentro do tempo projetado, em qualquer ponto do percurso, será convidado a se retirar da competição e seguir junto com a equipe de organização, caso o atleta venha a se negar seguir com a organização, a mesma não será mais responsável por qualquer tipo de serviço ou apoio a este corredor.
-
2. Estrutura Geral

Hidratação e Alimentação
2.1- Serão oferecidos Postos de Hidratação no percurso sempre respeitando um mínimo de 2,5 km entre os postos. Na chegada de cada será distribuída água e frutas individualmente de maneira controlada;

Banheiros
2.2 – Quando o local físico do evento não dispor de banheiros a organização fornecerá o mesmo através de aluguel de banheiros químicos.

Guarda - Volumes
2.3 – Não haverá disponibilidade de guarda volumes a não ser quando a organização julgar necessário. Caso disponível recomenda-se que os pertences sejam deixados no guarda-volumes até 15 minutos antes da largada. Os volumes serão embalados em sacos fornecidos pela organização e devidamente identificados com o número do corredor.
2.4 - No guarda-volumes pedimos que não sejam deixados VALORES tais como: relógios, acessórios de alto valor, equipamentos eletrônicos, de som ou celulares, cheques, cartões de crédito, carteiras com dinheiro, entre outros, pois no ato da entrega do volume por parte do atleta aos cuidados da organização não será feita uma vistoria ou abertura do volume para conferência do conteúdo.
2.5 – A organização não pode e não se responsabilizará pelo conteúdo das sacolas, mochilas, sacos, bolsas ou qualquer tipo de volume deixado no guarda-volumes, uma vez que se trata de um serviço de cortesia da prova. Sugere a organização que este serviço seja utilizado apenas para pequenas trocas de roupas ou itens essencialmente necessários para que o atleta os utilize após a prova.

Segurança
2.7 - A segurança do evento receberá apoio dos órgãos competentes e haverá monitores para a orientação dos participantes. 
2.8 - A organização do evento, bem como seus patrocinadores, apoiadores e parceiros, não se responsabilizam por prejuízos ou danos causados pelos atletas inscrito, seja ao patrimônio público, a terceiros ou outros participantes, sendo esses de única e exclusiva responsabilidade do autor.

Estacionamento Consciente
2.8 – Recomendamos a todos os atletas chegarem 1h antes da largada a fim de evitarem tumultos próximos ao início do evento.
2.9 – Acompanhe o site oficial do evento, a página no facebook ou seu e-mail pessoal cadastrado para verificar as dicas de véspera da prova e assim conferir os melhores locais para estacionar seu carro.
2.10 – Não será permitido estacionar em locais irregulares de acordo com a sinalização das ruas. Haverá fiscais do órgãos responsáveis na região para fiscalizar.

Campanha Bom Corredor
2.11 – Não incentive seu colega, amigo ou familiar a correr sem inscrição do evento (pipoca). Pois a soma dos mesmos deixará a sua participação mais tumultuada, sem prestigio e atenção necessária.
2.13 – Jogue os copos de água perto da área de hidratação e aos olhos da equipe de limpeza.
2.14 – Pacotinhos de gel, bala, paçoca foram guardados para o percurso e devem voltar guardados após utilização.
2.15 - Qualquer abuso ou desrespeito a algum membro da equipe da organização acarretará a desclassificação do participante.

Barracas Equipes
2.16 – Solicitação de espaço deve ser realizada por e-mail até 48 horas que antecede o evento.
2.17 – Se o local da montagem não for disponível anteriormente ao evento. Ao chegar ao local procure alguém responsável da organização para verificar em qual local poderá montar a barraca / tenda, não podendo esta interferir no bom andamento do evento.
2.18 - O horário para montagem das tendas sempre deverá ser realizado com no máximo 1 hora para largada.
2.19 - Ficam proibidos carros ou caminhões passando ou parados na grama, vender produtos de qualquer natureza, exibição de material político, qualquer tipo de música, cobrança de ingresso na tenda, geradores de energia de qualquer tipo, bolão, balão de publicidade e semelhantes, carrinho de pipoca, churros, algodão doce e semelhantes, brinquedos como cama elástica, castelo de bolas e semelhantes, churrasco ou preparação de qualquer tipo de comida utilizando-se de fogão ou qualquer meio semelhante, limitar a área da assessoria com “nylon”, barbante, cordão ou semelhantes, reservar espaço previamente através de fita zebrada ou com uma pessoa sem estar com sua estrutura no local para montagem. .
2.20 - Poderá a organização solicitar que as assessorias / treinadores retirem sua(s) tenda(s) caso algum item acima seja descumprido.
-
3. Inscrições

3.1 - A idade mínima a ser considerada para esta prova é 18 anos para modalidade 10 km, 16 anos para 5 km e 14 para 2,5 km.  Atletas com idade inferior a mínima só poderão participar, se aprovada por critério técnico pela organização. Para os efeitos de inscrição será considerada a idade que o atleta terá em 31 de dezembro do ano em que for realizada a prova. 
3.2 - Sempre com antecedência e dentro do prazo divulgado as inscrições serão realizadas pela Internet através do site, www.esportepraviver.com.br, outros sites on-line ou pessoalmente nos pontos físicos divulgados pela organização.
3.3 - Na Retirada de kits e no dia do evento só haverá inscrição se houver disponibilidade de vagas e aplica-se outro valor. 
*OBS: inscrições realizadas on-line a forma de pagamento será por: (Boleto bancário, Cartões de crédito e débito em conta). Terão um acréscimo referente à taxa de conveniência. No dia do evento somente em dinheiro ou cartão se disponível.
3.4 - A inscrição é pessoal e intransferível, não podendo qualquer pessoa ser substituída por outra, em qualquer situação. O participante que ceder seu número para outra será responsável por qualquer acidente ou dano que esta pessoa venha a sofrer ou provocar, eximindo a organização de qualquer responsabilidade sobre o mesmo.
3.5 - Para participar do evento é obrigatório conhecer este regulamento e o Termo de Responsabilidade Pessoal, Atestado de Saúde e Uso da Imagem.
3.6 – Todo participante inscrito estará coberto por apólice de seguro individual (morte, invalides), válida a partir da largada das provas, até o tempo técnico limite para sua conclusão.
3.7 - Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, de acordo com a lei nº 10.741 de 2003, têm direito a desconto de 50% no valor da inscrição na opção sem kit (camiseta). 
3.8 - Pessoas portadoras de necessidades especiais (PNEs), tem 1% de vagas garantidas no evento, e isenção da taxa de inscrição. Acompanhantes de deficientes visuais, também tem direito a isenção. Para garantir sua isenção, é obrigatória a apresentação de laudo médico constando o código do CID no ato da retirada de kit.
3.9 - As pessoas que não estiverem inscritas na prova não poderão acessar o funil de largada, percurso ou chegada. As pessoas que forem identificadas competindo sem estarem inscritos poderão ser retiradas pela equipe do evento em qualquer momento da prova.
-
Política de Cancelamento:

3.10 – Até 30 dias antes de encerrar as INSCRIÇÕES - devolução 100% do valor.
3.11 – Até 15 dias antes de encerrar as INSCRIÇÕES – geração de um crédito 100% do valor para ser utilizado em outras provas da organização.
3.12 - Dentro do período de 15 dias que antecede o evento, não haverá devolução do valor e nem geração de crédito. Somente troca de participante.
3.13 - Não haverá reembolso, por parte da Organização, bem como seus patrocinadores e apoiadores, de nenhum valor correspondente às despesas de viagem, transporte, hospedagem, alimentação e ou quaisquer outras despesas caso haja necessidade de alteração de data, horário, percurso ou cancelamento da prova.
3.14 - Não haverá reembolso de inscrição, por parte da organização para as equipes e/ou corredores que não participarem do evento, por qualquer que seja o motivo, salvo por cancelamento ou adiamento não justificado pela organização. PARA ISSO É EXTREMAMENTE IMPORTANTE E DE RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL DE CADA ATLETA, MANTER-SE ATUALIZADO E INFORMADO CONSTANTEMENTE NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DISPONÍVEIS ATÉ MOMENTOS ANTES DA LARGADA. SITE: www.esportepraviver.com.br 
REDE SOCIAL: www.facebook.com/esportepraviver.
3.15 - Ao se inscrever no evento o atleta disponibiliza seus dados e autoriza aos organizadores, patrocinadores, apoiadores e parceiros, para que a qualquer tempo enviem em seu nome, no endereço eletrônico ou físico (ou qualquer outro fornecido) informativos, mala direta ou qualquer outro tipo de correspondência.
-
4. Modalidades e Categorias

4.1 - Nas modalidades de 2,5 km, 5 km e 10km as categorias serão divididas conforme abaixo:
2,5 km Masculino e Feminino: Única  14/99
5 km Feminino: 16/24, 25/29, 30/34, 35/39, 40/44, 45/49, 50/54, 55/59 e 60+ anos
5 Km Masculino: 16/17, 18/24, 25/29, 30/34, 35/39, 40/44, 45/49, 50/54, 55/59, 60/64 e 65+ anos
5 Km Casal: Única
10 Km Feminino: 18/29, 30/34, 35/39, 40/44, 45/49, 50/54 e 55+ anos
10 Km Masculino: 18/24, 25/29, 30/34, 35/39, 40/44, 45/49, 50/54, 55/59 e 60+ anos
4.2 – Atletas com idade inferior a mínima liberados pela organização, serão inseridos na primeira faixa etária valida dentro da modalidade pretendida.
4.3 - Para os efeitos classificação por faixas etárias é considerada a idade que o atleta terá em 31 de dezembro do ano em que for realizada a prova. 
4.4 - Não haverá categoria “por equipes”.
4.5 – Portadores de necessidades especiais não terão categoria exclusiva, os mesmos serão enquadrados na faixa etária por idade. Os cadeirantes participarão sem categoria valida para premiação.
-
5. Kit Atleta

5.1 – A entrega do Kit do Corredor será realizada no dia da prova no mesmo local da corrida, antes da largada em horário previamente informado.
5.2 – Fazem parte do kit do atleta:
- Numeral de identificação c/ chip descartável;
- Medalha de Participação;
- Camiseta se adquirida no kit;
- Seguro de vida;
- Pontos de Hidratação com Água;
- Frutas e água na chegada;
- Fotos Disponíveis gratuitamente (sem obrigatoriedade de fornecer fotos de todos os participantes);
- Brinde de patrocinadores se disponível;
- Cupons para sorteio se disponível;
- Utilização de guarda volumes e banheiros;
- Acesso ao percurso balizado e monitorado;
- Utilização das instalações no local da prova por amigos e familiares;
5.3 - A retirada de kits deverá ser feita individualmente, mediante apresentação de documento com foto.
5.4- Comprovante de pagamento deverá ser apresentado caso o nome do atleta não apareça na lista de inscritos previamente disponibilizada.
5.5 - Não haverá retirada de kits por terceiros em respeito ao patrocinador do local da retirada e evitar que representantes se confundam com as numerações e desviem componentes do kit. Exceto: Familiares (Pai, mãe e filhos) e Responsável por um grupo previamente autorizado pela organização.
5.6 – Se adquirida, o tamanho da camiseta informada no ato da inscrição é só para referência não garantindo reserva. Será entregue o tamanho informado ou o mais próximo possível de acordo com a disponibilidade do estoque. Trocas somente em caso de defeito de fabricação.
5.7 – É de responsabilidade de cada atleta conferir seus dados de inscrição e componentes do kit na hora da retirada. Não aceitando a organização reclamações posteriores.
5.8 - O atleta que não retirar o seu kit na data e horário estipulado pela organização ficará impedido de participar da prova e perderá o direito ao kit. Não havendo reembolso da taxa de inscrição.
-
6. Percurso

6.1 - Largada e Chegada serão no mesmo local, sendo as distâncias das modalidades oficiais ou aproximadas, percurso único ou voltas.
6.2 - Até a data e hora da largada do evento, poderão ser realizados ajustes de percurso com objetivo de melhorias técnicas e atendimento às necessidades da cidade e órgãos públicos competentes mantendo a largada e chegada aos locais oficiais.
6.3 - Os acessos às áreas de concentração e largada serão sinalizados, sendo proibido pular as grades que delimitam estas áreas para entrar na pista no momento da largada ou em qualquer outro momento, sob qualquer pretexto.
6.4 - O posicionamento do atleta aos locais de largada, quando houver ou não baias especificas é de única e exclusiva responsabilidade do mesmo.    
6.5 – A prova tem terrenos variados, portanto, a marcação do percurso tem diferentes formas de balizamento (cones, fitas, placas e staffs. É de responsabilidade de cada atleta se orientar e manter-se no percurso da prova.
6.7 - Por motivo de segurança e força de regulamento, durante a prova é de responsabilidade dos atletas visualizarem a marcação (balizamento) e se manter exclusivamente no percurso oficial da prova. Equipes de trabalho estão para cuidar do trânsito e outros afazeres não sendo responsável por indicação do percurso a não ser que a organização julgue necessário. Caso algum atleta erre o trajeto, deverá retornar ao local onde ocorreu o erro para continuar no percurso. Corte do percurso indicado, sob pena de desclassificação automática.
6.8 - É proibido o auxílio de terceiros, como o acompanhamento por ciclistas, carros de apoio ou outros, que assim possam ocasionar em alguma vantagem ante outros participantes.
 6.9 - A organização não se responsabiliza pelas condições da pista, ou pelos defeitos apresentados em todo o trajeto.
6.10 – Atletas sem inscrição não poderão acessar o percurso quando o mesmo passar por propriedades particulares, podendo o mesmo sofrer punição conforme lei de “Invasão de Propriedade”.
-
7. Cronometragem

7.1 – Toda cronometragem será realizada eletronicamente e junto feito um backup manual e fotográfico quando julgarmos necessário. Tempo bruto (hora da buzina menos hora da chegada do atleta) e tempo liquido (tempo decorrido entre as passagens (largada e chegada) no tapete de cronometragem).
7.2 - No ato da retirada do chip, o participante deverá conferir seus dados e caso encontre erro, deve fazer obrigatoriamente a correção na hora ou com até 15 min antes da largada. A Organização se reserva o direito de não fazer esta correção após o termino do prazo estipulado.
7.3 - Será passível de desclassificação o atleta que competir sem camiseta, com fones de ouvido e qualquer irregularidade ou atitude antidesportiva.
7.4 - É obrigatório o uso do número de identificação durante toda a realização da corrida (largada, chegada e arena), afixado na parte frontal da vestimenta, com sua borda superior alinhado com altura do peito sendo passíveis de desclassificação os participantes que não cumprirem este artigo.
7.5  - O atleta que abandonar a prova não pode passar pelo pórtico de chegada e deve comunicar sua condição ao cronometrista responsável.
7.6 - O participante fica ciente de que a responsabilidade do correto uso do chip e instalação em seu corpo/vestuário é de sua exclusiva responsabilidade, bem como a passagem no tapete de captação de dados instalado, pois se tratam de equipamentos eletrônicos, e os mesmos podem sofrer algum tipo de interferência e/ou perda de informações, ficando isenta a organização e realizadores do fornecimento dos mesmos.
7.7 - Eventuais recursos deverão ser reportados ao diretor da prova e equipe de cronometragem na tenda especifica, até 15 minutos após a divulgação do resultado no painel. Após o prazo irá começar a cerimônia de premiação e questionamentos não serão resolvidos neste momento.
7.10 - Poderá a organização receber e/ou solicitar informações aos participantes para que auxiliem na correção de eventuais problemas no fornecimento dos resultados, sem tempo definido e obrigatoriedade para estas correções.
-
8. Premiação

8.1 – 1 Medalha de participação para todos os atletas que cruzarem a linha de chegada de forma legal e que estiverem devidamente inscritos;
8.2 – Haverá premiação com troféu de 1º a 5º lugares para GERAL masculino e feminino nos 5km e 10km. (Tempo Bruto quem chega primeiro);
8.3 - Haverá premiação com troféu de 1º a 3º lugares para Casal e todas CATEGORIAS por idade nos 5 km e 10 km. (Tempo Líquido descontando tempo de largada);
8.4 - Modalidade 2,5 km sem premiação, apenas cronometragem de tempo;
8.5 – Atletas que pegarem premiação no geral abrem vaga na premiação por categoria.
8.6 - Haverá premiação com troféu para Maior Equipe em número de atletas presentes.
8.7 - Sorteio de Brindes dos apoiadores e patrocinadores quando cedidos pelos mesmos, será entre todos os atletas participantes. Desde que estejam presentes assistindo ao sorteio ou compareça dentro da contagem regressiva. Caso contrário puxará outro nome da urna.
8.8 - Premiações temáticas quando julgadas necessárias.
8.9 – Em respeito aos outros atletas é obrigação do corredor participar da cerimônia de premiação, portanto o prêmio (troféus) será entregue somente para quem estiver presente.
8.10 - Caso o atleta tive que se ausentar da hora da premiação por algum motivo, o mesmo deve ser justificado por e-mail ao diretor de prova no prazo de até 5 dias. O diretor avaliará e informará a possibilidade de retirada da premiação em outro momento. Após passar o prazo de solicitação  o atleta perde o direito ao mesmo.
-
9. Ranking

Individual
9.1 – A corrida é composta por 10 (dez) etapas ao longo do ano corrido. E como forma de garantir maior competitividade à prova e ao mesmo tempo, simplificar a contagem de pontos, vencerá o circuito o atleta que fizer o menor tempo total. Somando os 8 melhores tempos, pois os dois mais altos serão retirados da somatória.
Exemplo:

ETAPA 1:

Tempo Atleta A: 2h50
Tempo Atleta B: 3h00
 ETAPA 2:.
Tempo Atleta A: 3h00
Tempo Atleta B: 5h25
Tempo Acumulado Atleta A: 5h50min.
Tempo Acumulado Atleta B: 8h25min.
VENCEDOR DO CIRCUITO = Atleta A

9.2 - Atletas que se ausentarem de alguma etapa ou por algum motivo não completarem a corrida, serão classificados com o tempo de 1h nos 5 km e 2h nos 10 Km.

9.3 – No ranking final, primeiro apareceram ranqueados os atletas que participaram de no mínimo 5 etapas. Mesmo que tenham um tempo superior a quem correu 4 ou menos etapas somente.
9.4 - Caso haja empate no tempo acumulado, vencerá o atleta que tiver o maior número de vitórias, ou melhor, resultado em colocação.
9.5 – Serão premiados na festa “NOSSO PRÊMIO” com troféu de Campeões do Circuito os 3 atletas de cada categoria por faixa etária no masculino e feminino nas modalidades 5 Km + casal e 10 Km. E se o atleta premiado na faixa etária estiver dentro dos 5 melhores tempos da geral também ganhará um diploma
.
Equipes
9.6 - Forma de disputa será por pontos levando em consideração a presença dos atletas da equipe no podium e nas etapas.
Geral: 1º colocado 8 pontos, 2º colocado 7 pontos, 3º colocado 6 pontos, 4º colocado 5 pontos e 5º Colocado 4 pontos.
Faixa Etária: 1º colocado 3 pontos, 2º colocado 2 pontos, 3º colocado 1 pontos
9.8 - Para equipe somar os pontos em cada etapa precisa estar com no mínimo 5 atletas presentes. O atleta somará pontos para equipe que correu em cada etapa.
9.9 – Serão premiados na festa “NOSSO PRÊMIO” com troféu de Campeões do Circuito as 3 equipes com maior pontuação.
 -
10. Disposições Gerais

10.1 - Haverá para atendimento emergencial aos Corredores, um serviço de apoio médico com ambulâncias para prestar o 1º atendimento e eventual remoção. A continuidade do atendimento médico propriamente dito tanto de emergência como de qualquer outra necessidade será efetuado na rede pública, sob responsabilidade desta. A organização não tem responsabilidade sobre as despesas médicas e medicamentais que o atleta venha a ter.
10.2 - O atleta ou seu (sua) acompanhante responsável poderá decidir por outro sistema de atendimento médico (remoção / transferência, hospital, serviço de emergência e médico entre outros) eximindo a organização de qualquer responsabilidade, direta ou indireta sobre as consequências desta decisão.
10.3 - A organização se reserva o direito de alterar qualquer um dos itens deste regulamento sem prévio aviso em nota oficial. Sugerimos acompanhamento periódico do mesmo para evitar qualquer problema futuro.
10.4 – É necessária a formalização pelo canal de comunicação E-MAIL. Toda e qualquer solicitação que seja demandada a organização da prova. (telefone e facebook não são considerados canais oficiais).

10.5 – A organização se reserva ao direito de resposta dentro do período de 48h após o recebimento dentro do canal oficial.